Low carb, será que compensa esta dieta?

Low carb, será que compensa esta dieta?

 

A dieta low carb nada mais é que mais uma estratégia nutricional no emagrecimento. E  ao meu ponto de vista pode possuir mais malefícios do que benefícios se feita sem orientação profissional.

Considerada uma tendência entre diversas celebridades, a dieta low carb tem sido o estilo alimentar adotado por grandes influenciadores.

Como a própria origem do nome já diz, low carb é a alimentação com baixo carboidrato,. Portanto, a restrição vale tanto para o consumo de carboidratos processados como pães, massas e bolos quanto para frutas e legumes com alto índice glicêmico.

Quem geralmente faz a dieta low carb dá preferência para o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico, como batata doce, morango e frutas cítricas.

Uma vez que o corpo busca energia primeiramente da glicose armazenada, a ideia é que essa fonte tenha baixo estoque de glicose para que o corpo seja obrigado a buscar outras fontes para consumir energia.

Partindo desta suposição, a crença é que o organismo é forçado a queimar a gordura estocada, resultando no emagrecimento — até porque a ingestão de calorias é reduzida, o que poderá a facilitar esse processo.

Mas, não é bem assim que acontece se você não estiver em déficit calórico, já que mesmo consumindo menos carboidratos você pode estar consumindo muita gorduras.

Low Carb

E mandando o déficit calórico para o espaço.

 

Algumas pessoas ao seguir a dieta sem suporte podem se colocar em risco  justamente pela falta de acompanhamento profissional. Alguns pacientes entram em situações extremas e começam a ter fortes dores de cabeça, cansaço, oscilações de humor e déficit de atenção, entre outras complicações.

Em geral, dietas low carb não são recomendadas e não funcionaram bem no longo prazo.  Pessoas que seguem uma dieta baixa em carboidratos perdem mais peso do que aquelas em uma dieta com baixo teor de gordura após 6 meses, mas não após 12 meses.

É preciso ressaltar que toda dieta, em especial aquelas que envolvem mudanças drásticas demandam acompanhamento e orientação de um profissional nutricionista. Pois, sem orientação estão pessoas acabam comprando um grande problema com a sua saúde.

Publicar comentário

Fique por dentro